Acesso do Aluno Início

Notícias

Dicas valiosas e rápidas para reduzir o estresse no trabalho!

Dicas valiosas e rápidas para reduzir o estresse no trabalho!
29/05/2019

Uma pesquisa de 2015 do Bank of America observou que 71% das pessoas dormem com seu smartphone ou próximas dele. E escuta só: dessas pessoas, 3% dormem com seu dispositivo na mão.

Pegar o celular logo ao acordar (ou acordar com ele já na sua mão) e mergulhar no feed dos seus influenciadores no Instagram pode ser uma maneira divertida de fazer com que sua mente grogue acorde, mas não faz nenhum bem a longo prazo. Pesquisadores determinaram que liberamos a maioria dos hormônios de estresse 30-45 minutos depois de acordar.

Por quê? Pensar no dia que temos pela frente desencadeia o nosso instinto de luta ou fuga e libera cortisol no nosso sangue. A única maneira de podermos reduzir essa reação emocional é dando à nossa mente o espaço e o silêncio para processar as próximas 24 horas, não bombardeando a nós mesmos com mídias sociais ou e-mails.

Quer saber como reduzir o estresse no trabalho? Quando você acordar, desligue o alarme e deixe seu telefone na cabeceira. Passe alguns minutos na cama e simplesmente preste atenção na sua respiração. À medida que pensamentos sobre o dia surgirem na sua mente, deixe que eles passem e volte a se concentrar na sua respiração.

Se você precisar de ajuda para se ajustar a essa nova rotina matinal, seu smartphone pode (ironicamente) ajudar você a se desconectar. Use o app Screen Time da Apple ou o Digital Wellbeing do Android para bloquear o acesso ao seu celular até um certo horário — por exemplo, depois de você tomar banho e realmente acordar.

Estresse antes de chegar ao trabalho?

Os norte-americanos passam mais de 100 horas por ano se deslocando para o trabalho, na maioria das vezes dirigindo sozinhos. Isso é mais do que a média de duas semanas de férias que a maioria dos funcionários toma a cada ano.

Não há dúvida de que todos nós gostaríamos muito mais de estar relaxando em uma praia do que dirigindo para o trabalho. Mas, até ganharmos um helicóptero particular ou carros autônomos, a dificuldade do trajeto para casa vai continuar. E, infelizmente, não é uma situação legal para a nossa saúde mental. O caminho para o trabalho pode aumentar a ansiedade, diminuir a felicidade e temporariamente aumentar a sua pressão sanguínea. Será que tem como reduzir o estresse no trabalho nessas condições?

Porém, temos boas notícias. A atenção plena pode ajudar você a manter a tranquilidade quando você está no trânsito ou quando alguém corta você sem usar a seta. Tudo que você precisa fazer é aprender a desfrutar do silêncio absoluto. 

Pelos primeiros 5 ou 10 minutos do seu tempo no carro, desligue o rádio e se concentre-se em como você se sente ao estar no carro em silêncio. Concentre sua atenção na experiência física de dirigir: a sua postura, o seu pé no pedal do acelerador, as mãos ao volante. Cada vez que você frear obedecendo aos sinais de trânsito ou parar no semáforo, pause e respire fundo. Por mais que isso aconteça no trânsito, também vai ajudar você no combate ao estresse no ambiente de trabalho!

Você usa o transporte público para ir para o trabalho? Você também pode incorporar a atenção plena no translado para colocar em prática essas dicas de como reduzir o estresse no trabalho.

Nikki Jankelowitz, co-fundadora da organização Centered Meditation, recomenda a respiração diafragmática. Coloque sua mão na barriga e respire profundamente, lentamente, sentindo seu diafragma subir e descer.

“Esse exercício é tão rápido e fácil de fazer no caminho, e tudo que você precisa fazer são essas respirações lentas, profundas e tranquilas, sentir sua respiração subir e descer. Três a cinco minutos disso seriam suficientes para colocar seu corpo em no modo ‘reação de relaxamento’”, disse ela ao Huffington Post.

Fonte de apoio do texto: Blog Trello. 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar