Acesso do Aluno Início

Notícias

Cursos superior de EAD mais procurados são os de licenciatura e os de tecnologia

Cursos superior de EAD mais procurados são os de licenciatura e os de tecnologia
01/01/2013

As áreas de ciências humanas e de ciências sociais são as mais procuradas pelo estudante de EAD, sendo administração e gestão o curso mais oferecido pelas instituições que trabalham com ensino a distância, com 337 ao todo. As informações fazem parte do Censo EAD BR 2012, divulgado em 26 de setembro pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). 

Os dados completos do Censo da Educação Superior 2012 serão divulgados em outubro no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), responsável pelo levantamento. Para o censo, a Abed ouviu 231 instituições de ensino e avaliou cursos autorizados, livres, corporativos e disciplinas de cursos presenciais que são executadas a distância. Cerca de 800 instituições foram convidadas para participar do levantamento.

Na graduação, o número de cursos tecnológicos oferecidos é de 191, e fica atrás apenas dos de licenciatura (205) e de pós-graduação lato sensu (825). Em relação ao número de matrículas em cursos autorizados em 2012, os tecnológicos (26%) ficam atrás apenas da licenciatura (30,8%).

Para o professor Henrique Heidtmann Neto, chefe do Centro de Graduação da Ebape/FGV e que coordena cursos de tecnologia, o aumento na oferta desses cursos responde a uma demanda. `Esses cursos são uma tendência. São cursos rápidos, com dois anos de duração, e que são mais objetivos em sua formação`, diz Neto.

`O tecnólogo é aquele estudante que está tentando otimizar seu tempo. Ele tem um perfil um pouco mais velho, tem família, trabalha mas não conseguiu concluir a graduação antes e retoma com esses cursos. Olhando os dados do Censo/IBGE 2010, por exemplo, você observa que caminhamos para uma sociedade mais velha, e para se manterem no mercado essas pessoas procuram algo rápido e complementar profissionalmente. Por isso é uma forte tendência`, completa o professor.

Dos estudantes matriculados no ensino superior a distância, 72% estudam em universidades e a maioria (40,4%) cursa licenciatura. Os que optaram por bacharelados são 32,3%, e por cursos tecnológicos, 27,3%.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar