Acesso do Aluno Início

Notícias

Conheça o projeto que oportunizou que detentos conquistem seu diploma universitário

Conheça o projeto que oportunizou que detentos conquistem seu diploma universitário
09/08/2018

Numa cerimônia marcada pela emoção, 11 detentos e mais um ex-detento colaram grau no curso de Tecnologia em Logística da Aupex/Unigran, em Itajaí, na tarde da última terça-feira, 7 de agosto. O evento foi realizado na sede do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí – Canhanduba, envolvendo a presença de dezenas de autoridades e representantes do Governo do Estado, do poder Judiciário e de familiares. Os novos formados tiveram a chance de estudar por apresentarem condições de convívio harmônico com outros apenados e pagaram a faculdade por meio de seu próprio trabalho dentro da Penitenciária. 

Uma das coordenadoras pedagógicas da Aupex/Unigran Lenir Novaes conduziu a solenidade acadêmica. Já a outra coordenadora, Gloris Belli, foi paraninfa da turma e homenageada em reconhecimento ao acompanhamento da trajetória dos acadêmicos durante os dois anos da faculdade.
Para Glóris, o momento foi único e uma experiência inédita. “Este foi um projeto pioneiro em Santa Catarina que ofereceu a oportunidade destas pessoas buscarem qualificação em nível superior para obterem uma chance de reinserção no mercado de trabalho após a saída da penitenciária”, destacou. 

Glóris, que sempre os chamou de “meus meninos” acompanhou a trajetória dos acadêmicos institucionalizados a cada 21 dias nos domingos, pela manhã, quando aconteciam as provas finais da disciplina na Aupex de Itajaí. Todos eram recebidos com um café oferecido pela Aupex por meio da coordenadora e outros membros da equipe do Polo que sempre enxergaram com potencial e carinho cada um. Não é a toa que a homenagem à paraninfa veio registrada em uma placa com uma frase de agradecimento assinada por “Seus Meninos”.

O projeto 

A Aupex aceitou o desafio proposto pela direção do Complexo. Os detentos vinham ao Polo Aupex em viaturas com algemas nas mãos e correntes nos pés,sob um esquema de segurança da equipe do Departamento de Administração Prisional (DEAP). Uma vez por semana, o professor da Aupex/Unigran Alexandre dos Passos Fagundes ia à Penitenciária auxiliar na mediação presencial em uma sala carcerária especialmente preparada para as aulas.

De acordo com os gestores do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, também conhecido como complexo da Canhanduba, o local conta com 1085 presos no presídio -mas a capacidade é para 640 vagas-, e na penitenciária estão 989 presos -no regime fechado, sendo que a capacidade é de 820 detentos. Existem no local também a triagem e o regime semi-aberto.

A parceria entre o Complexo Penitenciário e a Aupex/ Unigran foi um sucesso e terá continuidade. Segundo a coordenadora pedagógica Lenir Novaes cerca de 60 detentos desejam fazer uma graduação no Polo, empolgados com a perspectiva de sair de trás das grades com a conquista do nível superior. “Estamos averiguando a documentação na Aupex, se os candidatos preenchem o requisito de ter o Ensino Médio”, adianta Lenir. 

Da turma inicial de 18, 15 concluíram o curso sendo que quatro deles já cumpriram sua pena. Porém um deles que cumpriu sua pena até o mês de julho e já está empregado, Douglas Waltrick, fez questão de voltar à penitenciária para se formar com os 11 colegas de turma. Em seu discurso na cerimônia de formatura, Douglas disse que a expectativa é encontrar um mercado de trabalho com menos preconceitos e de novas oportunidades, sugerindo a criação de incentivos fiscais aos empregadores que oferecerem uma chance para quem deseja começar uma nova vida. 

A Aupex de Itajaí fica localizada na Rua Alberto Werner, 668 Vila Operária Fone: 47 3241-5077 / Whatsap : 47  9 9138-8703

Crédito fotos: Criativa Formatura

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar