Acesso do Aluno Início

Notícias

Como retornar ao mercado de trabalho após a crise?

Como retornar ao mercado de trabalho após a crise?
16/06/2020

Como retornar ao mercado de trabalho após a crise?

 

A Pandemia Mundial de Coronavírus deixou milhões de pessoas desempregadas no mundo inteiro, o que infelizmente, ainda pode ser uma crescente.

Por outro lado, após meses estacionado, o mercado busca desesperadamente formas de reagir e se manter vivo, pois a crise já passou muito dos 30 dias imaginados no início, e, ao que tudo indica, não há previsão de retomadas.

Os caminhos agora são: Adaptação e Reinvenção!

Uma coisa é fato, você precisa estar preparado, pois a economia vai voltar a aquecer e o mercado de trabalho estará sedento por profissionais qualificados.

Diante disso tudo, resolvemos deixar aqui algumas dicas para você se recolocar no mercado de trabalho após uma crise.

 

Capriche no currículo

 

Mantenha o seu currículo atualizado. Destaque-o não apenas pelo conteúdo, mas também pela parte visual. Tem um artigo no site da AUPEX de Joinville sobre como montar um currículo atrativo ( https://aupex.com.br/noticias/como-criar-um-curriculo-de-destaque-1613 ), se você ainda não conferiu, vale a pena a leitura. De qualquer forma a dica é: seja objetivo e claro ao colocar sua trajetória no papel.

 

Crie um perfil no LinkedIn

 

O LinkedIn é uma ótima rede social para criar um bom network e deixar seu lado profissional na “vitrine” do mercado de trabalho. A rede social permite que você crie seu perfil profissional e ainda ganhe recomendações sobre suas qualificações. Outro ponto positivo é que a rede possui uma ferramenta que permite você criar alertas de vagas de acordo com o perfil que deseja: cargo, localidade, salário e etc.

 

Invista nos estudos

 

Você deve encarar a pausa forçada da pandemia como um momento para preparação e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades.

Agora, mais do que nunca, existem infinitas opções de cursos online, até mesmo gratuitos. Invista em Tecnólogo, Graduação, Pós-Graduação ou MBA. Em outro artigo da AUPEX de Joinville foi abordada adiferença de cada tipo de curso ( https://aupex.com.br/noticias/bacharelado-licenciatura-e-tecnologo-qual-escolher-1594 ), além disso, a AUPEX Unigran tem várias opções em cada uma dessas categorias.

 

Esteja ligado e participativo nas redes sociais

 

Além do LinkedIn, várias redes sociais divulgam diariamente uma série de vagas. Você deve sempre ficar de olho e o principal, ser ativo nas redes, pois “quem não é visto não é lembrado”, mas é importante dizer que você deve ser visto e lembrado por coisas positivas. Mostre um pouco de você e da sua profissão.

 

Desaprenda hábitos

 

A nova fase que a pandemia trouxe fez muitas empresas e pessoas mudarem suas rotinas e formas de trabalhar. Competências como “adaptabilidade”, que eram consideradas as características dos profissionais do futuro, agora estão em alta. O futuro chegou!

 

Seja flexível e desapegado

 

O momento que estamos atravessando é diferente, desconhecido e incerto, por isso, esteja aberto a novos desafios como trabalhos temporários, freelancer e outras áreas fora da sua área de atuação. Você pode acabar descobrindo algo sensacional que o fará mudar de vida para uma vida ainda melhor!

 

Lembre-se que é melhor estar atuando em algo, mantendo seu cérebro em funcionamento e desenvolvendo suas habilidades, do que ficar parado esperando por algo que pode demorar a chegar ou que não seja tão “do seu jeito” assim. Busque formas de manter-se ativo, isso vale para todas as áreas da vida!

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar