Acesso do Aluno Início

Notícias

Como é o curso e o mercado de Engenharia Ambiental e Sanitária?

Como é o curso e o mercado de Engenharia Ambiental e Sanitária?
11/12/2018

Há algum tempo, houve o surgimento e expansão de uma área de extrema importância: a Engenharia Ambiental e Sanitária. Muito se fala nos dias de hoje a respeito da preservação do meio ambiente. Afinal, sem uma atenção para o planeta, florestas foram destruídas, rios poluídos e o ar em alguns locais é irrespirável. Mas, felizmente, o homem percebeu que não poderá continuar nesse mesmo caminho, pois já colhe os frutos da sua irresponsabilidade. 

A preservação da vida e a engenharia

A Engenharia Ambiental e Sanitária está diretamente envolvida com a preservação da vida, seja ela humana, animal ou vegetal. A sociedade, a partir de uma conscientização que se inicia em todos os cantos do planeta, exige que leis estabeleçam e protejam o meio ambiente e os ecossistemas.
Nessa perspectiva, a Engenharia Ambiental e Sanitária forma profissionais que são capacitados a colaborarem no crescimento e desenvolvimento econômico e social sem prejuízo à natureza, ou seja, que visem ações que protejam os ecossistemas e o meio ambiente.

Qual o currículo do engenheiro ambiental e sanitário?
Para alcançar os objetivos explicitados acima, o estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária passa por algumas disciplinas, como: Gestão e empreendedorismo; Geologia e solos; Legislação ambiental e sanitária; Planejamento e gestão ambiental; Química geral e experimental; Climatologia; Ecologia e microbiologia; Física geral e experimental; Sociologia e ética; Hidrologia; Fenômenos de transporte; Saneamento básico; Topografia e geodésia; Bioquímica; Hidráulica geral e experimental; Mecânica dos solos; Resistência dos materiais; Construção civil; Drenagem urbana; Engenharia de segurança; Física e conservação do solo e da água; Epidemiologia e vigilância sanitária; Georreferenciamento.
Logo, a Engenharia Ambiental e Sanitári está envolvida com muitas áreas de estudo e o profissional da área, sendo valorizada e requisitada em muitos segmentos que precisam se enquadrar à legislação vigente.

No entanto, a própria legislação vem passando por mudanças significativas. Neste cenário, o engenheiro é o profissional que possui a competência necessária para enquadrar as atividades econômicas sem o prejuízo do meio ambiente.

O mercado de trabalho
O engenheiro ambiental e sanitário possui inúmeras oportunidades de trabalho no mercado como em Órgãos governamentais, indústrias, construtoras, laboratórios, instituições educacionais e toda atividade que possua algum tipo de contato com os ecossistemas, precisam se adequar à legislação.
Os salários são atraentes e um profissional, recém formado na área, recebe valores acima de R$ 5 mil mensais. Sendo assim, um profissional experiente, se quiser seguir alguma carreira como colaborador, encontra valores que ultrapassam os R$ 10 mil mensal.
O profissional autônomo, ou aquele que monta seu negócio para atender a grande demanda do mercado, aumenta ainda mais as possibilidades de uma maior remuneração e, além de engenheiro ambiental e sanitário, transforma-se também num empresário.

Como ingressar na área?
Se você é um defensor do meio ambiente, admirador da natureza e traz consigo a vontade em trabalhar por um mundo melhor, a Engenharia Ambiental e Sanitária pode lhe proporcionar uma carreira incrível.

Então, te convidamos para conhecer o curso de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária da Aupex/ Unigran em Itajaí e ingressar neste fantástico segmento de trabalho onde poderá conquistar seu espaço profissional e, ao mesmo tempo, colaborar na transformação do planeta. Saiba em https://aupexitajai.com.br/graduacao-engenharia-ambiental-e-sanitaria-novo-522

Texto: Unigran Net. Edição texto: Aupex Itajaí 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar