Acesso do Aluno Início

Notícias

Aupex participa de eventos sociais em comunidade carente de Itajaí

Aupex  participa de eventos sociais em comunidade carente de Itajaí
21/05/2018

Os últimos eventos de Páscoa e do Dia das Mães realizados na Vila da Miséria, em  Itajaí, foram marcantes para esta comunidade carente e para a Aupex, que estreitou laços com a população local e está apoiando festas voltadas à comunidade. A iniciativa de patrocinar os cafés e lembranças dos eventos veio do Polo Aupex Itajaí, em conjunto com a Irmã Maria Zélia Busarello, conhecida por seu trabalho social de décadas em comunidades carentes. 

Quem conhece Itajaí sabe que a Vila da Miséria, no bairro Cordeiros, é uma das áreas de maior vulnerabilidade social da cidade que sofre com alagamentos constantes. Localizada no Ribeirão da Murta, a Vila da Miséria é uma viela com 26 famílias em situação de pobreza, e tem como uma das líderes comunitária Cláudia Regina Ventura, responsável em organizar os eventos sociais voltados à comunidade. 

Dona Cláudia é a expressão da mulher guerreira. Matriarca de sua família, ela criou oito filhos, sendo que vive com quatro deles e mais dois netos. A família tem como renda a venda da separação de material reciclável e de seu benefício do auxílio-doença, em função de um grave problema pulmonar. Mesmo com a gravidade do seu quadro de saúde, dona Cláudia não desanima em chamar os membros da comunidade para confraternizar. Embora todos ali enfrentem dificuldades econômicas, a líder junto com a vizinhança corre atrás do que falta para que as datas comemorativas nunca deixem de ser partilhadas. 

As lembranças de Páscoa contaram com uma força-tarefa dos voluntários que fizeram a cesta a partir de material reciclável. Além do trabalho em equipe e das confraternizações,  é desenvolvido um trabalho social com as crianças e apresentações para estimular o contato com arte e música.
A Aupex tem orgulho de ter contribuído com estes eventos que marcaram a comunidade e de ter participação na multiplicação de tantos sorrisos, mesmo com um ato tão pequeno porém cheio de significado para quem o recebeu. 

Dona Cláudia é a líder da comunidade Vila da Miséria

 

Cestinhas de Páscoa foram produzidas com material reciclável pelos próprios moradores da comunidade. 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar