Acesso do Aluno Início

Notícias

Acadêmico: Faça sua carteira nacional de estudante e acesse benefícios

Acadêmico: Faça sua carteira nacional de estudante e acesse benefícios
20/03/2019

Desde a promulgação da Lei nº 12.933, de 23 de dezembro de 2013,  a carteirinha de estudante, que proporciona descontos em atividades culturais e de lazer, só poderá ser emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Como tirar a carteira de estudante pela internet?

Todo o processo é feito pela internet. Os interessados pela carteirinha podem fazer sua solicitação pelo site www.documentoestudante.com.br. O Documento do Estudante possui um custo de confecção de R$ 35,00 mais o valor correspondente ao frete.

O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário logo após o envio de sua documentação e confirmação dos dados cadastrados.

O prazo para confirmação de pagamento realizado com boleto bancário é de até 5 (cinco) dias úteis. A confirmação de pagamento realizado com cartão de crédito é imediata.

Quais os benefícios da carteirinha de estudante?

Ao obter o documento do estudante, o portador será reconhecido nacionalmente como discente e com isso fará jus a todos os direitos reconhecidos aos estudantes nas legislações federal, estadual e municipal.

Incluindo-se, por oportuno, o direito a 50% de desconto em eventos culturais, eventos musicais, eventos artísticos, exposições, cinemas, além de vantagens e benefícios oferecidos por empresas parceiras.

É importante mencionar somente 40% do total de ingressos disponíveis nos eventos poderão ser vendidos para estudantes pela metade do preço, conforme estipula o artigo 1º, § 10º da Lei n° 12.933/2013.

Os benefícios de passe livre ou meia passagem em transportes coletivos urbanos dependem da previsão em legislação municipal. Para mais informações procure a Câmara Municipal de sua cidade.

Quem pode obter a carteira de estudante?

Todos os alunos devidamente matriculados nos níveis de ensino fundamental; médio e técnico. Além, claro, dos curso de nível superior e pós graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu).

Documentos necessários para tirar a carteira de estudante pela internet

  • Documento de identificação com foto (Ex. RG, CPF, RNE, ou Passaporte).
  • Comprovante de matrícula correspondente ao ano da solicitação (documento com o timbre da instituição) ou boleto do ano correspondente pago;
  • 1 fotografia 3×4 recente (a fotografia deve ser no mesmo padrão das usadas em documentos, com fundo neutro, cabelo não tapando o rosto, boa iluminação, etc).

Atenção: Tais documentos acima listados deverão estar digitalizados, pois no processo de solicitação pelo site será necessário fazer o upload de cada um dos documentos necessários.

A validade da sua carteira de estudante é até o dia 31 de março do ano seguinte da emissão. Ou seja, se você solicitar o seu Documento hoje receberá o Documento do Estudante válido até 31/03/ 2020.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar