Acesso do Aluno Início

Notícias

Confira as datas de inscrições e provas do Enem 2019

Confira as datas de inscrições e provas do Enem 2019
28/02/2019

Anote na agenda as datas que você precisa saber para fazer o Enem 2019! As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019 serão aplicadas nos domingos dos dias 3 e 10 de novembro, conforme divulgado hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova. Esta será a terceira edição do exame a ser realizada em dois domingos consecutivos.  No primeiro dia, os candidatos serão avaliados em Redação, Linguagens e Códigos, e Ciências Humanas. Já no segundo domingo de do Enem, haverá as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

As inscrições para o Enem 2019 deverão ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio, pela internet. Poderão se inscrever estudantes que concluíram ou que cursam o ensino médio.

Configura quem pode pedir isenção no Enem?

Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

Participantes que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Participantes do Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.e conseguiu a certificação para ensino médio tem direito à isenção.

O valor da taxa de inscrição e outras informações sobre o exame serão divulgadas no Edital do Enem 2019, em março. No ano passado, a taxa foi de R$ 82. Os estudantes que conseguiram o benefício no  Enem 2018 e não compareceram às provas precisarão justificar ausência para não pagar a inscrição no exame deste ano.

 

Enem 2019

Pedidos de isenção/justificativa: 1 a 10 de abril

Inscrições: 6 a 17 de maio

Provas: 3 e 10 de novembro

1º dia do Enem: Redação; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas

2º dia do Enem: Matemática; Ciências da Natureza

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar