Acesso do Aluno Início

Notícias

Parabéns Itajaí pelos 158 anos!

Parabéns Itajaí pelos 158 anos!
15/06/2018

Itajaí completa neste dia 15 de junho 158 anos de história. A cidade carrega uma forte ligação com a navegação, por estar situada no litoral norte de Santa Catarina, e é conhecida como a capital brasileira da pesca. O Porto de Itajaí é o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres e hoje abriga um dos maiores complexos portuários do país, atrás apenas do Porto de Santos. É também o maior exportador de carnes congeladas do Brasil. É na cidade que se encontra a sede internacional da segunda maior empresa do mundo em alimentos.

Sua localização condiciona o desenvolvimento da atividade pesqueira, portuária e industrial, impulsionando o setor de serviços. O município dispõe de cerca de 50 empresas beneficiadoras que produzem mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia. São 250 armadores e uma frota 500 barcos que respondem por 20% da produção brasileira de pescados, estimada em 500 mil toneladas ao ano. A produção pesqueira de Itajaí está concentrada na captura do atum, da sardinha e do camarão. Cerca de 15 mil pessoas trabalham direta e indiretamente na indústria da pesca na cidade.

Itajaí é cercada de belas praias cercadas por morros cobertos por vegetação subtropical da Mata Atlântica e tem o único píer turístico da região sul do Brasil com alfândega, que permite a atracação de navios de cruzeiros marítimos internacionais.  A cidade é dona do segundo maior produto interno bruto (PIB) do estado. 

A Aupex tem um grande sentimento de orgulho por fazer parte da cidade e de gratidão com a população por ter recebido tão bem nossa instituição. Foto: Santur

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar