Acesso do Aluno Início

Notícias

Modernização e regulamentação de ensino a distância ampliam o acesso à graduação

Modernização e regulamentação de ensino a distância ampliam o acesso à graduação
31/08/2017

Fazer com que o ensino superior esteja ao alcance de todas as pessoas que queiram estudar é um dos principais objetivos das mudanças que o Ministério da Educação promoveu com a regulamentação da educação a distância (EaD). As instituições não só começam a ampliar a oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação nessa modalidade, como podem oferecer, exclusivamente, cursos a distância, sem a oferta simultânea de cursos presenciais. Atualmente, mais de 1,3 milhão de estudantes estão matriculados em cursos EaD em todo o país.

“A educação a distância traz essa possibilidade para o jovem e para o adulto que busca nos seus horários flexíveis e, até mesmo, em sua proposta curricular inovadora, fazer uma graduação ou pós-graduação. E isso é instigante para a pessoa que busca esse tipo de capacitação e informação”, explica o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Sartori.

De acordo com ele, para a expansão de todo o processo foi preciso alterar um decreto publicado há mais de uma década, a fim de atualizar a legislação sobre o tema. O motivo são as rápidas mudanças relacionadas à tecnologia da informação e comunicação, como a utilização de plataformas virtuais e da internet banda larga. “Isso fez com que novas tecnologias e ferramentas surgissem no ambiente da educação à distância”, ressalta o secretário.

Modernização 

“Agora é permitido credenciamento das instituições que ofertam exclusivamente educação à distância. O que quer dizer isso? No bojo anterior da legislação nós tínhamos uma restrição: que as instituições presenciais já credenciadas poderiam ofertar educação a distância. Agora, a instituição que quer nascer exclusivamente para ofertar a educação a distância pode fazer isso no ambiente virtual”, detalha.

Quanto à fiscalização, de responsabilidade do MEC, o secretário explica que no contato direto com as instituições de ensino, não houve flexibilização de nenhuma norma, devendo ser o processo aprimorado em breve. “Estamos aprimorando as técnicas, a política de fiscalização e supervisão para orientar as instituições e, consequentemente, acompanhar o seu desenvolvimento.

Como funcionam os cursos de graduação da Aupex/Unigran?
A Unigranet disponibiliza ferramentas que tornam as aulas a distância mais didáticas e interativas. Cada disciplina tem a duração de 21 dias, período em que o aluno terá para estudar o conteúdo de forma online conforme preferir. Depois desse período, o aluno terá até 7 (sete) dias para fazer a avaliação presencial no Polo em Itajaí, em data a ser agendada pelo aluno. A prova, portanto, é o único momento presencial obrigatório. O aluno recebe material impresso e online gratuitos, pode interagir e tirar dúvidas pelo chat da Unigranet, pelo telefone, e-mails e pelo AVA – Ambiente Virtual de Avaliação. O aluno da Aupex/Unigranet também tem a disposição um tutor no Polo da Aupex em Itajaí em dias pré-agendados. Todos os cursos são certificados pelo Mec.

Conheça nossos cursos de graduação http://aupexitajai.com.br/cursos-de-graduacao-a-distancia-itajai 

Bacharelado 
Ciências Contábeis
Administração
Teologia 
Engenharia de Software  (novo)
Engenharia de Produção  (novo)

Cursos de Licenciatura
Segunda graduação em Pedagogia (novo)
Segunda Licenciatura em Pedagogia  (novo)
Geografia 
História 
Matemática 
Pedagogia 

Cursos de Tecnologia
Tecnologia em Gestão de Marketing (novo)
Tecnologia em Produção Publicitária 
Tecnologia em Agronegócio 
Gestão Comercial
Tecnologia em Gestão de Turismo
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 
Tecnologia em Logística 
Tecnologia em Negócios Imobiliários 
Processos Gerenciais 
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema

Fonte: MEC - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar