Acesso do Aluno Início

Notícias

Maioria dos alunos não entrou em universidade por falta de dinheiro, diz estudo

Maioria dos alunos não entrou em universidade por falta de dinheiro, diz estudo
06/09/2017

Dificuldades econômicas prejudicam a continuidade dos estudos de alunos brasileiros. Pesquisa feita com estudantes que terminaram o ensino médio mostra que 70% deles não ingressaram em uma faculdade por não ter condições de pagar. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e da Educa Insigths, 23% desistiram por não conseguir uma vaga em universidade pública. Entre os egressos do ensino médio, 52% ainda esperam conseguir entrar para a universidade (62% em até dois anos).

Foram entrevistadas 1,2 mil pessoas nas cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Salvador e Porto Alegre, no período de 3 de fevereiro a 2 de março deste ano.

Entre os alunos que ainda estão cursando o ensino médio, 60% dizem que sabem em qual área pretendem atuar. Eles consideram a faculdade importante (94%), acreditam ser o caminho natural após a conclusão do ensino médio (70%) e acham que é a entrada paralela no mercado de trabalho (40%). Segundo a pesquisa, os estudantes têm preferência por cursos de bacharelado (76%). O curso técnico é escolha de somente 12% dos entrevistados.


Entre esses jovens, 62% adiariam os planos se não tivessem dinheiro para pagar a faculdade e 44% o fariam se não conseguissem entrar em uma instituição pública. O estudo também mostrou que 31% dos jovens trabalham enquanto cursam o ensino médio – 72% deles querem ter independência financeira e 23% trabalham para complementar a renda familiar. A maioria dos entrevistados (56%) considera o estudo mais importante do que o trabalho nessa fase da vida. Cerca de 24% já tiveram de dar uma pausa nos estudos em algum momento, seja por ter conseguido um emprego (35%) ou por conta do baixo desempenho e da repetência (27%).

Pais influenciam
As entrevistas revelaram que os pais são grandes influenciadores dos filhos no processo de decisão e que consideram o ensino superior o caminho natural logo após o ensino médio (78%). Entre os entrevistados, 98% acham importante que o filho entre na faculdade no futuro, para conseguir um bom emprego (67%). Entre os pais que não veem a entrada imediata do filho no ensino superior, 71% antecipariam a decisão se o filho obtivesse bolsa ou financiamento estudantil. Já 62% adiaram os planos de ensino superior caso o filho não passasse em uma instituição pública.

Faculdade EAD

Faculdades a distância tem valor muito mais acessíveis do que os cursos presenciais e não deixam a desejar na qualidade do ensino. Na Aupex/ Unigran oferecemos diversos cursos superiores com demanda no mercado e com mensalidade acessível, no valor de R$ 250,00. Invista em seu futuro agora. Temos mais de 20 cursos entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo http://aupexitajai.com.br/cursos-de-graduacao-a-distancia-itajai

Fonte: LUDMILLA SOUZA - AGÊNCIA BRASIL 

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar